Relógio Digital

terça-feira, 22 de junho de 2010

TURMA 4º ANO 01 MATUTINO DA PROF ELENIR.

Baseado na música: "O caderno" de Toquinho e Chico Buarque de Holanda.

Texto 1

CADERNO, O NOSSO COMPANHEIRO.

Aluna: Renata Abatti dos Santos

              Há muito tempo atrás não era todo mundo que sabia escrever, eram sós os escribas que sabiam escrever.
             Eles escreviam numa folha feita de uma planta chamada papiro, enrolavam e guardavam.
             Os anos se passaram e eles começaram a escrever nas paredes dos Palácio com um ferramenta e um martelo.

                Há muito, muito tempo atrás eles também matavam os elefantes para fazer a capa do caderno mas eles só pegavam, o marfim.

                 Também um tempo atrás eles pegavam uma tábua com cera de albelha e com um estilete com uma ponta fina e outro mais grossa eles escreviam e se ele errassem ele passavam o estilete e apagavam.

CUIDADOS COM OS CADERNOS:

  • NÃO MOLHAR
  • NÃO RABISCAR
  • NÃO RASGAR
  • NÃO JOGAR
  • NÃO DAR PARA OS IRMÃOS MENORES.

Texto 2

CADERNO, O NOSSO COMPANHEIRO.

Aluno: Willian Alessandro de Souza Pires.

                   O caderno é muito importante para todos porque se você precisar estudar para prova, vai estar tudo lá, é importante não faltar às aulas porque você vai perder a oportunidade de aprender mais.

              O caderno já existia há muito tempo atrás. Ele era feito de papiro, de couro de animais e agora já existe o caderno com folhas, capas e não precisam matar mais os elefantes para fazerem a capa dos cadernos.

              Hoje em dia já não precisamos guardar na cabeça tudo que nós escrevemos. Antigamente as pessoas escreviam em uma lousa, e quando esta lousa estivesse cheia, eles tinha que guardar na memória e apagavam tudo que tinham escrito.

              Mas hoje mudou. Agora temos o caderno e não precisamos momirzar na cabeça é só pegar o caderno e vai estar tudo lá.

Texto 3

CADERNO, O NOSSO COMPANHEIRO.

Aluno: Leonardo Fernades Furtado

                Eu sempre pedia para minha mãe um caderno, mas eu era muito pequeno, não sabia ler e escrever, pois, tinha 3 anos, eu estava ainda apenas na creche, mas até o dia em que completei 6 anos de idade quando entrei na escola minha mãe só me deu um lápis, lápis de cor, borracha, estojo e não me deu um caderno.

              Depois eu e minha mãe fomos nos deitar eu me pus a rezar pedindo a Deus um caderno, e ele atendeu o meu pedido. Meu pai comprou um caderno, um livro para mim, naquele dia eu fiquei a criança mais alegre do mundo. Eu chorei me confessei para meu caderno, apartir daquele dia o meu caderno era o meu melhor amigo.

            Eu agradecia todos os dias ao meu pai. Eu nunca rasguei folha do meu caderno porque além disso ele é o meu espelho.

Texto 4

CADERNO, O NOSSO COMPANHEIRO.

Aluno: Adriele Ap. A. Oliveira

                   O caderno é muito antigo e já passou por muitas mudanças, teve muitos nomes.

                 O pergaminho era feito de uma planta chamada papiro.

                Essa folha era fervida e que fazia uma gosma branca que depois era colocada para secar no sol e era escrita pelos escribas.

               Outro tipo de “caderno” eram as pedras, que eram escritas com uma ferramenta com uma ponta grossa e a outra fina.

             Eles escreveram coma ferramenta e com um martelo e martelavam. Quando erravam eles apagavam com a ponta grossa raspando.

             Outro tipo de caderno é feirta com uma madeira, é feita com cera de abelha, com um estilete eles escreviam e com a parte da ponta grosa eles apagavam raspando.

              Outro tipo de caderno era um quadro pequeno de madeira e escreviam com o giz de quadro e tinham que guardar tudo na cabeça o que aprendiam.

            Hoje em dia, o caderno tem vários tipos e de todos os tamanhos e jeitos diferentes.

Texto 5

CADERNO, O NOSSO COMPANHEIRO.

Aluno: Andriele Gladum

              O caderno é amigo, nós não podemos jogar num canto qualquer pois vai encher de sujeira, orelha de burro. O caderno passou por várias gerações até chegar a esse ripo de caderno.

               Agora a gente ganha pronto o nosso caderno. Tem de vários tipos de capa e cor, de figuras, de desenhos e as pessoas não precisam mais matar elefantes para fazer a capa. As folhas não são feitas de plantas, são feitas de celulose, de árvores, por isso a gente tem que cuidar bem do nosso caderno por que agora eles cortam muitas árvores para fazê-los.

                 Tem gente que joga o caderno num canto e deixa, tem gente que guarda mas esquece e deixa suas histórias no caderno. Na música “O Caderno” conta que a menina guardou e esqueceu do caderno quando ela teve uma filha a sua filha foi lá e achou a chave onde ela escondeu e sua filha pegou e abriu e tirou o caderno de sua mãe e ela começou a contar que ela foi a escola e foi contando até o fim de seu caderno.

                O caderno é amigo. Nós naço podemos jogar num canto qualquer pois vai encher de poeira, orelha de burro.

                 O caderno passou por várias gerações até chegar a esse tipo de caderno. Agora a gente ganha pronto o nosso caderno. Tem de vários tipos de caderno: tem de capa dura e de figuras de desenhos animados e as pessoas não precisam matar os elefantes para fazer a capa.

                  As folhas não são feitas de plantas são feitas de celulose por isso a gente tem que cuidar bem do nosso caderno por que agora eles cortam muitas árvores para fazê-los.

                 Tem gente que joga o caderno num canto qualquer tem gente que guarda mas esquece e deixa sua história no caderno.

                 Na música “O Caderno”, ela conta que a menina guardou e esqueceu e trancou com a chave e passou vários anos e quando ela teve sua filha, a sua filha achou a chave, abriu e pegou o caderno de sua mãe e a sua mãe contou que ela ia à escola, ela contou do começo ao fim do seu caderno.

Texto 6

CADERNO, O NOSSO COMPANHEIRO.

Aluno: Andiara Müller

               O caderno foi criado pelos antigos quando eles não tinham caderno. Eles matavam as ovelhas, raspavam a lã e colocavam o couro pra secar. Quando estava seco eles escreviam e enrolavam para guardar.

              Outros povos pegavam uma tábua alisavam e iam na aula e escreviam com gis, depois apagavam e guardavam tudo na memória.

              Para fazer a capa do caderno, algumas pessoas antigamente, matavam o elefante e tiravam o dente do elefante chamado marfim, e faziam a capa e colocavam uma folha em cima da outra costuravam.

              Eles também escreviam em pedra, em cavernas, cemitérios e palácios.

              Eles pegavam um ferramenta que tinha uma parte fina e a outra grossa e escreviam e batiam com um martelo.

            Por isso nós temos que cuidar de nosso caderno: não rasgar, não jogar, não rabiscar, não escrever letra feia e nem deixar em um lugar qualquer.

Texto 7

CADERNO, O NOSSO COMPANHEIRO.

Aluno: Johon Vitor Magraguagno

                 O caderno é muit importante. O caderno passou por várias gerações, feita de um planta chamada papiro, onde era amassada e deixavam secar e faziam folhas de caderno depois foi se modernizando e inventaram o pergaminho. Depois que esses povos usavam eles encoravam e guardavam.

              Daí eles inventaram outro jeito de fazer. Eles começaram a escrer nas pedras das cavernas, dos cemitérios e das paredes dos palácios.

               Eles faziam as folhas do papiro e a capa feita do couro dos animais e cortavam em folhas e costuravam com tiras de couro.

                Até que passou muito tempo e inventaram o caderno de hoje em dia, todos os estudantes tem o seu caderno.

Texto 8

CADERNO, O NOSSO COMPANHEIRO.

Aluna: Elenice dos Santos Bublitz

               O “Caderno” é um objeto que as pessoas usam para escrever.

            Tem países que usam uma lousa como caderno e escrevem tudo o que tem para escrever e apagam e guardam tudo na cabeça.

              Hoje em dia já existe todos os materiais como: borracha, lápis, lápis-de-cor, apontador, caneta, canetinha, estojo, mala, cola, gliter, caneta brilhante, etc.

              Para aprender mais a cuidar do seu caderno basta:

  • Não deixar orelha de burro.
  • Não deixar cair a capa.
  • Não deixar sujar.
  • Não rasgar folha do caderno.
  • Deixar ele bem encapado.
  • Não arrancar folhas.
  • Não deixar cair folhas.
  • Não deixar molhar.

55 comentários:

  1. ANDIARA MULLER EU GOSTEI MUITO PORQUE ERA MUITO LEGAL

    ResponderExcluir
  2. NOS GOSTAMOS MUITO DO TEXTO DA TURMA DE VOCES

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seus textos.

    ResponderExcluir
  4. WESLEY C,WILLIAN .G,JOÃO22 de junho de 2010 às 12:06

    Gostei muito do da Andiara

    ResponderExcluir
  5. esse texto foi bom que explicou que o caderno a gente não pode rasgar nao sujae eu adorei o seu texto ele é muito bom a gente aprende mais você é muito boa parabens

    ResponderExcluir
  6. achei muito legal nossa nunca vi coisas assin tão legal

    ResponderExcluir
  7. GOSTEI MUITO DE TODOS OS TEXTOS

    ResponderExcluir
  8. EU AGRADEÇO MUITO PELA SUA COMPREENSAO NÓS AGRADECEMOS MUITO

    ResponderExcluir
  9. Muitolegal seu texto RENATA adorei

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. LARISSA DANIELE EPAMELA23 de junho de 2010 às 07:19

    DANIELE LARISSA E PAMELA GOSTAMOS DO COMENTÁRIOS DE VOÇÊIS. UM BEIJO E BAI BAI

    ResponderExcluir
  12. ANDIARA EU GOSTEI DO SEU TEXTO POR QUE FALA SOBRE O CADERNO NOTA DEZ ASSINE FABIÓLA FIM

    ResponderExcluir
  13. ANDIARA NÓS GOSTAMOS MUITO DO SEU TEXTO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓIS PELO SEU TEXTO DO NOTA 10

    ResponderExcluir
  14. Ótimo gostei muito dos textos de vocês.

    ResponderExcluir
  15. Adorei todos os textos porque são muito importante para cuidar mais do caderno e caprichar em todas as matérias e tirar notas 10.00 e passar de ano todo os anos.

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei do meu texto e gostei da música que a nossa professora deu para nós

    ResponderExcluir
  17. ELENICE DOS SANTOS BUBLITZ23 de junho de 2010 às 07:27

    gostei muito dos textos nosso por que eles usaram a imaginação,um dia talvez possam ser escritores muito famosos. falo isso de coração. Falo isso com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  18. gostei demais dos textos que vocês fizeram.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Professora Elenir vou te dar os parabens para você e o seus alunos pelos textos que vocês fizeram gostamos mais do texto caderno,o nosso conpanhero texto 8.

    ResponderExcluir
  21. Que legal Leonardo parabéns A profe Elenir é muito legal.

    ResponderExcluir
  22. Adorei o seu texto, parabéns.
    =

    ResponderExcluir
  23. PROF EU AMEI O TEXTO DO SEUS ALUNOS VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS VOCÊ ESTÁ FAZENDO UM FUTURO PARA ELES E ELAS EU AMEI DE VERDADE.

    ResponderExcluir
  24. Prof Elenir nunca fique sem fazer estes texto maravilhosos parabéns

    ResponderExcluir
  25. Profesora Nós achamos que o texto são hotimos e bonito nós damos 10 .

    ResponderExcluir
  26. Prof. nós achamos que os textos são ótimos e damos nota 10.

    ResponderExcluir
  27. Gostei demais dos textos que vocês fizeram

    ResponderExcluir
  28. mariele caetano kriguer24 de junho de 2010 às 06:24

    o comentario é bom mas podia ser um pouco melhor e podia ter um pouco mais de criatividade. bjs
    5°01

    ResponderExcluir
  29. Eu gostei muito só que agente tem que fazer isto por que temos que cuidar do nosso caderno vamos cuidar do caderno para irmos bem e ter nota 10 nos estudos
    bjssssssssss estudo na 5º 01

    ResponderExcluir
  30. Amanda,Emanueli e Luana...24 de junho de 2010 às 07:13

    Nòs gostemos muito dos textos dos alunos da prof;Elenir...

    ResponderExcluir
  31. muito importamte o seus textos quatoanos

    ResponderExcluir
  32. Amanda,Emanueli e Luana...24 de junho de 2010 às 07:16

    legal

    ResponderExcluir
  33. foi o texto mais legal johon

    ResponderExcluir
  34. Eu adorei o texto da RENATA PORQUE FALA SOBRE O CUIDADO DO CADERNO BEIJOS DA SUA AMIGA INGRID.

    ResponderExcluir
  35. EU GOSTEI DO TEXTO DA RENATA PORQUE É MUITO BOM
    MIL BEIJOS DE GABY.

    ResponderExcluir
  36. NICOLI MAINARA LUDES24 de junho de 2010 às 07:25

    NOS GOSTAMOS MUITO DO SEU TEXTO FOI NOTA DEZ.

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  38. Mariele dos santos ribas.24 de junho de 2010 às 07:25

    Eu Rosilene e a Mariele gostamos do texto Willian porque é interesante e bom

    ResponderExcluir
  39. Eu adorei da andiara muito importante o seu texto ass;Emanueli muitos beiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiijussssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  40. ROSANE COLAÇO DE OLIVEIRA.24 de junho de 2010 às 07:27

    EU GOSTEI DESTE RECADO ADRIELE CAPRICHE O QUANTO VOCE PUDE TABOM ADRIELE.

    ResponderExcluir
  41. Victor letícia Amanda Franciele.24 de junho de 2010 às 07:28

    EU GOSTEI DO TEXTO DO LEONARDO FENANDES FURTADO.

    ResponderExcluir
  42. EU ADOREI O TEXTO DA Renata por que fala do caderno mil beijos.

    ResponderExcluir
  43. BONITO LEGAL DIVERTIDO EU QUERIA TANTO FAZER E MOSTRAR O MEU.

    ResponderExcluir
  44. O CADERNO FOI MUITO LEGAL O CADERNO DIVERTIDO.
    NÃO RISQUE. NÃO SUJAR. NÃO MOLHA. NÃO FAS ORELHA DE BURO
    O CADERNO .

    ResponderExcluir
  45. welington ( 3º ano 03)24 de junho de 2010 às 10:32

    Eu amei os textos.

    ResponderExcluir
  46. Nós gostamos muito dos textos que voces fizeram, adoremos muito.
    Continuem se esforçando e fazendo textos para o blogger.
    Parabéns pelo texto e o esforço que vocês tiveram, vocês merecem os nossos parabéns.

    ResponderExcluir
  47. Eu e meu amigo gostamos muito dos textos e também achamos muito legal, continue fazendo textos assim parabéns prof ElEnir e seu alunos.

    ResponderExcluir
  48. LUCAS V.SANTO HELTON E.24 de junho de 2010 às 10:34

    nos gostamos do texto 4 aprendemos a gostar do nossos cadernos.

    ResponderExcluir
  49. Nós achamos os textos muito importante para todos, pois aprendemos a cuidar dos nossos cadernos.

    ResponderExcluir
  50. NÓS GOSTAMOS DA REGRAS DO TEXTO E AMEMOS OS TEXTOS.

    ResponderExcluir
  51. CADERNO CADERNINHO EU GOSTEI MUITO DE VOCÊ ACHEI O QUE ESCREVERAM MUITO,MUITO LEGAL VOCÊ É MEU AMIGÃO DO
    CORAÇÃO.

    CADERNO VOCÉ É MEU AMIGÃO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO NUNCA VOU TE ABANDONAR PORISSO EU GOSTO DE VOCÉ

    ASS;ANELA E MAILON DO FUNDO DO CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  52. Evelin Machado 5º "01"22 de julho de 2010 às 13:49

    Gostei nao tira nota 10 no caderno que nao que bjsssssss adorei

    ResponderExcluir